terça-feira, 2 de junho de 2009

Tatuapé



Perfil
É o distrito mais “verticalizado” da Subprefeitura, com uma população formada por descendentes espanhóis, italianos e principalmente portugueses.O comércio é bastante sofisticado e é servido por ampla rede de serviços, inclusive médico e dentário. Ressaltamos o Hospital Municipal do Tatuapé.Tem vida noturna agitada, com bares e restaurantes em vias como Itapura, Apucarana e Praça Silvio Romero.O distrito abriga o Clube Corinthians Paulista e o Parque Municipal do Piqueri, um lugar agradável para caminhadas, ginástica e a prática de bocha, com quadras recém formadas.
Histórico 1
Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), acompanhado de Luiz Martins e de grande criadagem, resolve subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria. Após passar pela Serra do Mar deram com um riacho – o ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz defrontaram-se com um rio que chamavam de Rio Grande (o Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, uma ermida devotada a Santo Antônio, um cural e diversas casas. Desenvolveram criações de gado e porcos e algumas culturas, entre elas cana e uvas para fabricação de vinho. Brás Cubas acabou indo para o Rio de Janeiro combater os franceses invasores. As terras foram Rodrigo Álvares, e em seguida para seu filho. Em 1655 elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira. O padre, rico, com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola. Novamente foi vendida a terra e o local cresceu lentamente. Em 1765 a região tinha 34 homens e 34 mulheres. A área continuou passando de mão em mão. Até que em 1796, além da Freguesia do Sé, o município é desmembrado em outras duas partes: a Freguesia de Nossa Senhora da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó. O Tatuapé passa então a pertencer à Freguesia da Penha. E em 1818 ela cai nas mãos da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matosinho do Braz. As terras continuam de mão em mão sempre com um crescimento lento (A bem da verdade, São Paulo se desenvolvia a passos de tartaruga até 1870 com a vinda do café e dos imigrantes). Até 1930 o bairro era apenas um amontado de casas. Em 34 passa a Distrito de paz, e assim vai lentamente tomando sua forma.Tatuapé, segundo o vocabulário tupi-guarani, significa “caminho do tatu”.
Histórico 2
Tatuapé, segundo o vocabulário tupi-guarani, significa "caminho do tatu".Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), acompanhado de Luiz Martins e de grande criadagem, resolve subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria. Após passar pela Serra do mar deram com um riacho, o Ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz defrontaram-se com um rio que chamavam de Rio Grande (o Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, uma ermida devotada a Santo Antonio, um curral e diversas casas. Desenvolveram criações de gado e porcos e algumas culturas, entre elas cana e uvas para fabricação de vinho. Brás Cubas acabou indo para o Rio de Janeiro combater os franceses invasores. As terras foram para Rodrigo Álvares, e em seguida para seu filho. Em 1655 elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira. O padre, rico, com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola. Novamente foi vendida a terra e o local cresceu lentamente. Em 1765 a região tinha 34 homens e 34 mulheres. Em 1796, além da Freguesia da Sé, o município é desmembrado em outras duas partes: a Freguesia de Nossa Senhora da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó.O Tatuapé passa então a pertencer à Freguesia da Penha Em 1818 as terras ficam nas mãos da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matosinho do Braz, continuam crescendo lentamente até a vindas dos imigrantes em 1870.Até 1930 o bairro era apenas um amontoado de casas. Em 1934 passa a se chamar Distrito da Paz e assim vai lentamente tomando sua forma.
DELEGACIA DE POLÍCIARua Antonio Camargo, 69 - Tatuapé
METRÔ - ESTAÇÃO TATUAPÉTerminal Norte: Rua CatinguáTerminal Sul: Rua Tuiuti
PASSEIO E CULTURAParque do Piqueri - Rua Tuiuti , 515 - Tatuapé
Bairros existentes no distrito TatuapéJd. TextíliaPq. São JorgeVl. MoreiraVl. ZildaChac. MaranhãoVl. LuizaVl. BrasilTatuapéCidade Mãe do CéuVl. Gomes CardimVl. AzevedoVl. LuzitanaJd. AliceVl. Sto. Estevão
Dados
Aniversário 05/09
Área 8,2 km²
População 79.381
Nº de ruas 427
Ruas de comércio
Pça Silvio Romero
R. Iatapura
R. Coelho Lisboa
R. Tuiuti

Características
Bairro com população jovem. O distrito oferece serviços sofisticados como flats e hotéis de categoria internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário